A perspectiva de que o tempo é agora, faz nascer Manuart, marca de peças feitas em crochê, técnica ensinada pela mãe, lugar onde após um diagnóstico difícil, Manu se reencontrou, criando um espaço de afeto que com o tempo foi se tornando profissão. A busca por materializar histórias, memórias e diversidade é o que move as criações e seus processos.
Apesar de ter sido impactada pelo diagnóstico de câncer em 2017, obrigando-a repensar rotas e planos, permanecer em movimento reforçou a urgência de contar histórias. Assim, através da habilidade manual fundou sua marca que vem ganhando proporções inimagináveis lá no início.
Com o propósito de tornar o crochê em um empreendimento, Manu busca se potencializar no curso de Design de Moda pela faculdade Unicesumar. Com isso, seus conhecimentos reverberaram na Manuart que vem ganhando dimensões extraordinárias, incluindo sua participação no Minas Trend 2024 e nesse mesmo ano sua presença marcada no Expo Favela.
Por mais de 20 anos de sua vida ficou conhecida como Manu Bombom, sua veia artística sempre esteve viva, foi dançarina profissional por todos esses anos e em 2009 foi rainha de bateria no carnaval em BH e em Porto Seguro nos anos de 2011 e 2012. E dessa trajetória surge o nome da marca, “Manuart”, que explora a arte que faz parte de quem ela é, e seu nome para representar que tudo é feito com seu olhar cuidadoso e dedicado a materializar o ser e sentir do outro.
Sua coleção “Axé” - verão 2023, leva a marca a ser convidada por Aldo Clécius fundador do Movimento Moda Contemporânea Mineira para desfilar no Museu da Moda – BH, celebrando a Semana da Consciência Negra no mês de novembro.
Todas as suas coleções contam histórias, cada fio e ponto do crochê carrega memórias e são como cartas abertas a vida, que nos comovem e convidam a ressignificar para fazer parte de tudo o que é explorado nas peças. Para a produção de suas coleções, traz o movimento do Slow Fashion valorizando as etapas e suas produções reafirmando que o que realmente importa é o agora. Conecte e conheça mais sobre Manuart em suas redes sociais - Instagram: @manuartecroche.
Comments